quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como anda o mercado de Construção Civil?

Quando eu iniciei o curso de Engenharia, o mercado da construção civil estava em alta, por conta da inflação dos preços do setor.
Contudo, nesse mês de setembro, os dados começaram a ser menos otimistas, e revelam uma desaceleração dessa inflação. Confira a reportagem do "Diário do Grande ABC":



"A inflação na construção civil perdeu força em setembro, de acordo com dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a evolução de preços no setor, subiu 0,14% neste mês, taxa menor do que a apurada em agosto, quando avançou 0,16%. Até setembro, o INCC-M acumula altas de 6,46% no ano e de 7,64% em 12 meses. O índice representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram com mais intensidade e mostraram elevação de 0,27% neste mês, após avançarem 0,25% em agosto. Já os preços de mão de obra apresentaram aumento mais fraco de preços, e tiveram alta de 0,01% em setembro, após subirem 0,06% em agosto.

Entre os produtos pesquisados, as elevações mais expressivas de preço na construção civil foram apuradas em projetos (0,71%); refeição pronta no local de trabalho (1%); e tinta a base de PVA (1,81%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em condutores elétricos (-1,44%); compensados (-0,19%); e carreto para retirada de entulho (-0,36%)."

Fonte: Diário do Grande ABC - terça-feira, 27 de setembro de 2011 8:20

Como estudantes, precisamos ficar atentos a cada movimento de mercado, para sabermos o que o futuro nos aguarda.
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário