Jayni

Mais uma estrelinha

Quando completei 12 anos de idade, me deparei com uma nova realidade em minha vida: estudar em uma escola que tem o desejo de formar jovens com princípios. Confesso que não goste muito. “É uma matéria a mais para estudar!”, pensava eu.

Não demorou, e essa realidade mudou. Como é possível conhecer a Cristo e não se apaixonar?

A primeira semana de oração que assisti no UNASP-EC trazia como tema principal “A pregação do Evangelho”. Hoje, não recordo o nome do pastor que ministrou a semana, mas suas palavras, em meu coração, são como chamas, aquecendo minha alma a cada dia. Ele fez a seguinte ilustração:

“Ao chegarmos ao céu, encontraremos Jesus às portas, com uma coroa nas mãos. Abraçaremos nosso Salvador. Então veremos estrelinhas cravejadas de diamantes em toda coroa. Jesus carinhosamente nos dirá: - Cada estrelinha aqui representa uma alma que você trouxe a Mim. Mas o contrário também é verdade, e Jesus lhe diz: - Filho, onde estão as almas que lhe confiei para que trouxesse a Mim e tu não trouxeste?”

Estamos, muitas vezes, envolvidos no trabalho, nos estudos e outros de nosso próprio interesse, e nos esquecemos da missão confiada a nós.

Jesus nunca pede a você que faça algo além daquilo que é capaz de fazer. Ele coloca em nossas vidas pessoas sedentas do Espírito Santo. E cabe a nós falar de Cristo e de Seu amor.



Jayni Bertassoli
Texto Pessoal



Cada Terça uma Surpresa

- Bom dia classe. – diz a professora ao entrar na sala em uma terça-feira.

É possível observar algo diferente. Ela traz consigo uma sacola e a coloca ao lado de sua mesa.
Começamos o culto. Hinos em louvor a Deus lembram Seu sacrifício na cruz, o que nos faz refletir. Então somos conduzidos a um momento de oração. Pedidos e agradecimentos são lembrados com atenção e carinhosamente mencionam um casal de amigos que foi atropelado na beira da estrada. Após a oração, finalmente descobrimos o que havia na sacola. Um prato com deliciosos pedaços de bolo e uma jarra térmica com chá.

Um pedaço de bolo e um copo de chá. Muitos se apressaram, mas nem todos chegaram a tempo. Terminada a sessão de agrado da professora, iniciamos a aula de interpretação bíblica da história e o assunto é Romanos 7:1-6, onde discutimos o que Paulo quis dizer quando compara a relação entre o homem e a lei conjugal, e Cristo e igreja. Recebemos então como um quebra-cabeça, as imagens de uma noiva, um noivo e as alianças e por outro lado, a cruz de Cristo, a noiva e as alianças.

A partir destas figuras pudemos montar de forma clara e explicativa o que foi dito em Romanos por Paulo.

Vimos que a lei tem domínio sobre o homem por toda vida, de modo que na lei conjugal, mesmo que seu marido morra, ao casar-se novamente a mulher está sob a mesma lei conjugal. Isso se aplica a Cristo, pois estávamos sob as leis do sacrifício do cordeiro, ou seja, agora estamos sob a mesma lei, no entanto ligados a Cristo pela graça.

Esta explicação foi dada pela professora e repetida pelos alunos em seguida. Ao terminar a aula, aguardamos pela entrada do próximo professor. É provável que muitos não entendessem o que Paulo disse nestes versos. Dessa forma pudemos compreender de maneira clara e objetiva suas intenções.


Jayni Bertassoli
Texto Descritivo e Analítico



Como apresentar-se em uma entrevista de emprego

Quando passam as festa e comemoração da tão sonhada colação de grau, começam as entrevistas nas empresas que há algumas semanas ou meses recebeu seu currículo. Basta agora ter bom censo do que usar e fazer neste momento que poderá ser o mais perto que chegará da empresa, ou o início de uma longa carreira de trabalho.
Dicas importantes:
  •  Ser pontual. Atrasos podem lhe fazer perder a entrevista;
  • Se for andando ao local, evitar chegar suado e ofegante, e se possível passar em algum banheiro antes, para ter certeza de sua situação (roupas, cabelos e dentes);
  • Nunca entrar para a entrevista com goma de mascar, é deselegante;
  • Ser cortês e gentil com todos aqueles da empresa, desde o faxineiro ao mais engravatado;
  • Manter a tranquilidade. O nervosismo e a ansiedade podem te atrapalhar;
  • Evitar usar maquiagem extravagante, tomar cuidado com joias e bijuterias, decotes e saias curtas, pois podem chamar a atenção para onde você não quer e talvez não se aterão ao que é realmente necessário;
  • Não usar camisetas e bermudões, evitar óculos escuros e cortes de cabelo extravagantes, tomar cuidado com chinelos e os tênis da última moda que só você e seu grupo usam;
  • Procurar roupas discretas, que não sejam muito coloridas, nem tão simplórias, procurando sempre se adequar ao nível do local. Equilíbrio e bom censo são importantes neste caso.
Agora é só manter a calma e os resultados virão.
Jayni Bertassoli
Texto Instrumental

Brincando de Construir


Valério Dornelles, Engenheiro, Criador de um inovador sistema de construção

“O engenheiro Valério Dornelles trabalhava numa grande construtora de São Paulo quando vislumbrou uma brecha no mercado. Incompatíveis com certos ângulos, os tijolos convencionais não se encaixavam em qualquer situação. Dornelles tinha de cortá-los e modificar o formato. Até que um dia, descansando em casa, avistou o filho brincando com peças de Lego e teve a ideia de fabricar tijolos diferentes, que permitissem o encaixe perfeito.”
“Imediatamente, tratou de montar a Techno Logys ─ empresa especializada na construção de paredes prontas, com tijolos desiguais. O método foi incluído pela consultoria Monitor Group entre as 101 maiores inovações made in Brazil. As peças eliminam complicações geométricas, facilitam a passagem de tubulações e evitam o desperdício de materiais. Desde 2001, mais de mil edifícios foram construídos com os inovadores tijolos criados por Dornelles (Veja,Abril,Vídeos: Augusto Nunes entrevista Valério Dornelles ).”

A ideia que começou com uma brincadeira de criança, tornou-se uma grande inovação para o mercado da construção civil. Os tijolos são fabricados de modo a se encaixarem, pois possuem diferentes tamanhos, como as peças de Lego. Têm peças inteiras, meia peça, um quarto de peça, um oitavo de peça e peças que resolvem qualquer questão de ângulo e geometria de parede Esse encaixe perfeito entre as peças confere à estrutura maior resistência, por não apresentar emendas e locais com peças cortadas e encaixadas de maneira errada e improvisada.

Esse método facilita também a passagem de tubulação. No convencional o desperdício de material é grande, e quando usadas essa família de peça é possível reduzir de maneira considerável a perda, pois não é necessário quebrar peças para o encaixe dos dutos. As peças atendem completamente as necessidades de alguém que quer construir gastando pouco e desperdiçando menos ainda. Não é um produto que chega na obra quebrado, pois possui um diferencial no transporte através de mini-caixotes.

É previsto neste método o sistema de parede pronta. É feito um pacote, que inclui o material já aplicado. Isso facilita muito para o próprio empreendedor da obra, que adquire sua parede pronta e não tem gastos adicionais com mão-de-obra, pois está inclusa no pacote. Está relacionada a esta ideia inovações em equipamentos como carrinhos ergonômicos, bisnagas para aplicação de argamassa, entre outros, que vêm facilitando cada dia mais esse ramo da construção.

Mais de duzentos edifícios foram construídos a partir deste método desde 2001, e os produtos vendidos separadamente, sem o projeto e a mão-de-obra, já foram usados para a construção de mais de mil edifícios. O produto é de alto desempenho, tem três vezes a resistência que a norma exige, sendo, hoje, uma das melhores opções para uma construção inteligente.


Jayni Bertassoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário