quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Apresentação

Tem muito aluno interessado em cursar Engenharia pensando que a única coisa de português que haverá no curso é o x da equação... Béh! Resposta errada!
O curso de Engenharia Civil, apesar de ser da área de exatas, tem muita presença de humanas. Até porque estamos lidando com seres humanos, não é mesmo?

Na profissão de Engenheiro, vamos estar em contato direto com pessoas que precisam resolver problemas (já que, segundo o Profº Geraldão, engenheiro é 'resolvedor de problemas'), passar informações e ideias de tal forma que tooodos possam entender! Nada de usar termos de Cálculo para quem não entende, né? Por favor! Já tentou fazer sua mãe entender que seu amor por ela tende a ∞??? POIS ENTÃO! Aprenda a se comunicar! 'Quem se comunica não trumbica', já dizia o saudoso Chacrinha.

Existe um tipo de linguagem ideal para cada lugar e/ou situação. O vasto mundo das palavras esta aí pra você usufruir. Mas use com moderação! A comunicação usada por quem entende do assunto pode ser uma arma poderosíssima e com limite igual a zero. O segredo está em saber colocar as palavras. Cada uma em seu contexto ideal.

Por isso é bom que fique claro pra você, futuro Engenheiro Civil, que é impossível ignorar o português, mesmo em exatas. Inteligente não é somente aquele que sabe resolver um polinômio de sexto grau, mas sim aquele que consegue resolvê-lo e ao mesmo tempo explicá-lo até pra quem nunca resolveu uma equação de segundo grau! =P

O objetivo desse blog é fazer uma conexão direta entre a Engenharia Civil e a linguistíca. E dessa mistura, só se espera coisa boa.

Grupo 4